Mímica e Expressão (parteII) - Lição 10 - 2º Semestre de 2008 - DESENHO II - EUAC

07-05-2008 11:32
Nesta aula serão estudados os músculos que controlam e mobilizam os orbiculares que ainda não foram estudados na aula anterior.

Á volta do orbicular dos lábios gravitam o elevador do lábio superior, o elevador do ângulo da boca, o pequeno zigomático, o grande zigomático, o bucinador, o risório e os músculos do mento.

Estes músculos funcionam em relação ao orbicular dos lábios como as amarras à volta de uma jangada. Vamos estudá-los um por um, com alguma atenção, já que deles depende em grande parte o conhecimento teórico subjacente à capacidade técnica de desenhar perfeitamente a expresssão do rosto humano.

ELEVADOR COMUM DA ASA DO NARIZ E DO LÁBIO SUPERIOR

O elevador comum da asa do nariz e do lábio superior insere-se proximalmente no bordo interno da órbita e depois desce bifurcando-se, terminando distalmente na asa do nariz e na parte profunda do hemi-lábio superior perto da sua porção mediana. Contraído eleva a parte mediana do hemi-lábio, enquanto as comissuras se conservam fixas. Rectifica o sulco naso-labiale quando fortemente contraído forma uma goteira longitudinal entre o nariz e a bochecha percorrida pelas lágrimas quando se chora amarga e desesperadamente. Chamam-lhe o músculo da dor por ter um papel muito importante nas expressões de aflição, de desgosto e de pranto. Sozinho expressa perfeitamente o desdém e o desprezo e contribui com outros para expressar a repugnância.

 

ELEVADOR PRÓPRIO DO LÁBIO SUPERIOR

O elevador próprio do lábio superior é um músculo paralelo ao anterior (colocado entre ele e o pequeno zigomático) que se insere, em cima, na parte inferior do rebordo orbitário, e cujas fibras descem à face profunda da pele do lábio superior. A sua contracção puxa para cima a porção média do lábio superior de tal maneira que a linha dos lábios descreve uma curva de concavidade inferior inversa à produzida pela contracção do grande zigomático. A acção deste músculo confere à fisionomia um carácter de desgosto e de tristeza. Funciona em sinergia com os músculos precedentes para diversificar e compor as várias expressões de melancolia.

GRANDE ZIGOMÁTICO 

 

Ao contrair-se aumenta a abertura bucal, repuxa a comissura labial para cima e para trás assim como o sulco naso-labial. Isto é, alarga a boca e eleva os seus ângulos, arrepanhando a bochecha que se torna mais subida e saliente. A juntar a tudo isto, acentua as rugas ou pés-de-galinha debaixo e nos cantos dos olhos. 

PEQUENO ZIGOMÁTICO

 

O pequeno zigomático encontra-se situado por dentro do precedente, ao qual é paralelo. Insere-se em cima, sobre a face externa do osso malar (algumas das suas fibras entrecruzam-se com as do orbicular das pálpebras) e vem terminar na espessura do hemi-lábio superior correspondente. Este elevador do lábio superior é o músculo do choro. Quando se contrai puxa para cima e para fora o meio do hemi-lábio superior, modificando a sua curvatura para expressar choro ou sentimentos de preocupação ou de dor (a sua contracção eleva o hemi-lábio obrigando-o a descrever uma curva inversa da produzida pelo grande zigomático). De igual modo o sulco naso-labial descreve, pela sua acção, uma curva inversa da produzida pe1o grande zigomático.

BUCINADOR

 

O bucinador é um músculo chato, situado na espessura das bochechas e que continua lateralmente o orbicular dos lábios. Forma as paredes laterais da cavidade bucal. As suas fibras raiadas partem do ligamento pterigo-maxilar, rebordos alveolares superiores e inferiores (molares), para virem terminar, convergindo, na face profunda da pele da comissura dos lábios. É mobilizado em actos funcionais, tais como a mastigação, soprar, assobiar, tocar instrumentos de sopro.

 

RISÓRIO

O risório é um pequeno músculo que começa nas bochechas e vai acabar, horizontalmente, nos cantos da boca, puxando-os para fora quando entra em acção. É portanto um músculo do riso porque ajuda o grande zigomático acentuando o repuxamento para trás dos cantos da boca. Transforma o riso num riso de escárnio. Em determinadas expressões repuxa as comissurasa numa contracção da boca ameaçadora.

TRIANGULAR DOS LÁBIOS 

O triangular dos lábios está localizado nos dois lados da boca e tem a forma de um triângulo, cujo vértice superior se inicia quase nos cantos da boca. A sua base fixa-se ao maxilar inferior, (terço anterior) um pouco mais abaixo que o quadrado do mento. Está situado por fora do quadrado do mento, que recobre em parte. É um depressor do ângulo da boca puxando, quando se contrai, os cantos da boca para baixo, tornando a linha dos lábios côncava para baixo. A sua contracção puxa também para baixo a extremidade inferior do sulco naso-labial. Destas modificações faciais resulta uma expressão de tristeza (se a acção muscular é pouco marcada), e de desdém, de desprezo, ou até de desgosto (se a contracção é mais acentuada). É uma estrutura muscular sinérgica do músculo quadrado do mento nas expressões de pena, de dor, de choro e de aflição. Participa também com outros músculos da mímica em muitas outras expressões tais como o tédio, repugnância, medo, cólera, etc. 

 

QUADRADO DO MENTO

O quadrado do mento insere-se na parte anterior do ramo horizontal do maxilar inferior. De lá, as suas fibras dirigem-se para cima para a face profunda da pele do lábio inferior voltando-se para fora mais ou menos fortemente. Da sua acção resulta uma expressão de desgosto, mais ou menos pronunciada conforme a sua contracção é mais ou menos acentuada.

 

BORLA DO MENTO

 O músculo da borla do mento é um pequeno músculo que vai da fosseta do maxilar inferior à face profunda da pele do mento. Tem por acção elevar o lábio inferior e subir a pele do mento. É o músculo que se contrai no murmúrio dos lábios.